EM santa luzia 

OS PRIMEIROS PASSOS

O jovem Modestino Gonçalves se casou no dia 14 de outubro de 1882, com Maria Adélia de Araujo Valle. 

A primeira filha, Maria Augusta, nasceria em outubro de 1884.

Em seu primeiro trabalho, tentou se estabelecer como comerciante, profissão na qual não prosperou. 

Pouco tempo depois, foi nomeado Delegado de Polícia, a primeira de inúmeras funções públicas que iria desempenhar.

Foto: detalhe da fachada da Igreja Matriz de Santa Luzia.
Reprodução: arquivo pessoal do autor.

TEMPOS DIFÍCEIS

PROMOTORIA PÚBLICA

Em 1º. de junho de 1893 Modestino foi nomeado Promotor de Justiça da Comarca de Santa Luzia, onde voltou a residir, exercendo o cargo durante 4 anos.

Contra sua vontade, e por questões políticas, Modestino foi designado para a Promotoria da Comarca de Piranga.  Frustrado, serviu por apenas 15 dias e solicitou exoneração do cargo. 

Em retaliação, seus adversários políticos levaram 2 anos para aprovar a exoneração, período durante o qual também não podia advogar.  Foi uma época de grandes sacrifícios para toda a família.

Foto: Santa Luzia em 1868.
Reprodução: Arquivo Biblioteca Nacional

EM SANTA LUZIA

PRESIDENTE DA CÂMARA

Em 1916 foi eleito presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia, cargo que exerceu até 1930.

Conhecedor das dificuldades que os viajantes enfrentavam nos deslocamentos para a nova capital do estado, Modestino trabalhou com Afonso Vaz de Melo, então prefeito de Belo Horizonte, para definir o traçado e construir a primeira rodovia ligando as duas cidades.  Essa mesma rodovia até hoje conecta Santa Luzia a Belo Horizonte. 

Durante sua gestão a cidade de Santa Luzia ganhou destaque, e a estação ferroviária foi rebatizada, deixando de ser "Rio das Velhas" e passando a "Santa Luzia".  

Trabalhou pela emancipação de Pedro Leopoldo e Paraopeba como municípios, e adquiriu o Sobrado da Baronesa que estava sendo vendido para ser demolido.  Negociou o estabelecimento da "Fabrica de Tecidos" em Santa Luzia, que incluía uma cláusula concedendo preferência aos trabalhadores da cidade. 

Foto: estação ferroviária de Santa Luzia, ainda com o antigo nome.
Reprodução: acervo da Associação Cultural Comunitária de Santa Luzia

LONGA TRAJETÓRIA COMO LÍDER POLÍTICO

DEPUTADO, SENADOR E PREFEITO

Modestino Gonçalves também foi Deputado Estadual, por mais de 30 anos.  Além disso, no modelo político daquela época havia um Senado Estadual, no qual a habilidade, experiência e astúcia de  Modestino não poderiam estar ausentes.  Em 10 de maio de 1925, foi eleito Senador em 1º. lugar, contabilizando 70.499 votos. 

Exerceu o mandato de senador estadual por 5 anos, sempre defendendo uma agenda de projetos voltados para a educação, o progresso e oportunidades de trabalho em toda Minas Gerais.  

A Revolução de 1930 trouxe profundas alterações ao cenário político brasileiro, entre elas a extinção dos Senados Estaduais.

Modestino Gonçalves foi então nomeado primeiro Prefeito de Santa Luzia, cargo que exerceu até 1936, sempre trabalhando incansavelmente pelo progresso de sua amada Santa Luzia.  

Foto: quadro retratando os Senadores do Estado de Minas Gerais. No destaque em amarelo, o Senador Modestino Gonçalves.
Reprodução: arquivo pessoal do autor.